top of page

Por que me tornei vegetariano: Pedro

Eu sempre tive uma afinidade com as filosofias e religiões orientais, dentro de algumas dessas tradições a dieta vegetariana é adotada, geralmente por crenças espirituais, o que me trouxe a reflexão sobre o consumo de carne ainda na adolescência. Aos 18 anos passei a consumir menos carne, por alguns meses parei de compra-la no supermercado, apenas comia no restaurante universitário, nesse mesmo período conheci pessoas vegetarianas e aumentou o meu interesse sobre o assunto, o fato das pessoas serem vegetarianas me causava certa admiração.


Até os 20 anos ainda consumia carne com frequência, às vezes eu comia mais, às vezes menos, mas ainda assim participava dos churrascos com o pessoal da faculdade e por vezes tinha uma dieta predominantemente carnívora. Em 2006, assisti ao filme “A Carne é Fraca” e fiquei alguns dias sem consumir carne, nessa época eu já estava mais ciente dos impactos ambientais que a pecuária causa ao planeta e havia desenvolvido um senso crítico sobre a forma como se criam os animais, como eles são transformados em mercadoria.


Ainda no ano de 2006, eu decidi adotar uma dieta vegetariana por um mês, por volta do mês de outubro, para observar como meu corpo reagiria. Essa experiência foi incrível! Eu senti meu corpo mais leve, minha mente mais ágil, a energia sutil e a consciência tranquila de não estar me alimentando da morte alheia. Depois desse mês, a transição para o vegetarianismo se acelerou, no início de 2007 eu já não consumia mais a carne vermelha e nem a carne de frango, apenas o peixe eventualmente.


Eu passei diversos anos apenas comendo peixe, por vezes ficava meses com a alimentação vegetariana, mas também comia um pedaço de peixe quando sentia muita vontade. Eu não comprava peixe para preparar em casa, mas esporadicamente comia fora de casa. Na época eu ainda acreditava que os peixes tinham uma vida feliz e isso me deixava com a consciência mais tranquila, mas me aprofundei nos estudos sobre a criação dos peixes e cheguei à conclusão que eles sofrem igual aos outros animais.


Atualmente o meu consumo de lacticínios é praticamente nulo e quando eu compro ovos é direto com o pequeno produtor, de galinhas que são criadas soltas. O meu consumo de produtos de origem animal está bem reduzido. Hoje, o maior fator que me move a causa vegetariana/vegana é que os animais possam viver em liberdade! Os animais estão no planeta para o propósito próprio deles, para eles viverem a vida deles! Eles não existem para serem transformados em mercadoria para o nosso consumo...


Pedro Meyer

Blog
Postagens recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Redes sociais
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page