Listamos aqui algumas informações e indicações de LIVROS, FILMES e VIDEOS
que discutem o vegetarianismo como opção de vida.
São fontes importantes para adquirir mais conhecimento e poder
argumentar (às vezes consigo mesmo) a questão animal.
INFOS
Carne vermelha dobra risco de câncer de mama
"Vários mecanismos biológicos podem explicar a associação positiva entre consumo de carne vermelha e o risco de presença do receptor de hormônio de câncer de mama"
http://www.bbc.com/portuguese/ciencia/story/2006/11/061114_carnevermelhacancerfn.shtml
“Entre 80 e 90% de todos os cânceres, enfermidades cardiovasculares e outras enfermidades degenerativas podem ser prevenidas, ao menos até uma idade mais avançada, simplesmente adotando uma dieta de origem vegetal.”
(T. Colin Campbell, especialista em Nutrição, Bioquímica e Toxicologia, professor na Cornell University e no Massachusets Institute of Technology e co-diretor do ‘Cornell-Oxford-China Project’, uma das mais conceituadas séries de documentos acadêmicos sobre Nutrição; citado em citado em: ‘Leche Que No Has de Beber’; David Román; Ediciones Mandala, 2003; p. 10)
Reduzir carne vermelha diminui mortalidade, indica pesquisa
"Já as carnes processadas, como linguiças, charque e hambúrgueres, são conservadas com nitritos e nitratos, substâncias, que, no estômago, são transformadas em nitrosaminas, que aumentam as chances de ocorrer um câncer no estômago e no intestino.”
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2009/03/539529-reduzir-carne-vermelha-diminui-mortalidade-indica-pesquisa.shtml
“O útero e os ovários são também muito influenciados pelos hormônios sexuais, do mesmo modo como acontece a próstata e aos seios. Por isso, não é surpreendente que os cânceres de útero e ovário apareçam relacionados com as dietas gordurosas nos estudos epidemiológicos. Os estudos de populações têm mostrado que são mais frequentes em regiões onde se ingerem dietas ricas em gordura.”
(‘Leche Que No Has de Beber’; David Román; Ediciones Mandala, 2003; p. 101)
Impacto à saúde humana do consumo de produtos de origem animal
"Além dos malefícios naturais, os produtos animais também recebem cargas de substâncias nocivas durante sua produção industrial. Em carnes e derivados, como os embutidos (mesmo os de frangos e peixes) são aplicados corantes e conservantes para retardar o processo de putrefação, como os nitritos e nitratos, elementos comprovadamente altamente cancerígenos."
“A acidose é uma das perturbações que se devem ao uso da carne. Pessoas nervosas, irritáveis, constantemente queixosas de doenças de caracterização imprecisa, melhoram consideravelmente logo que se submetem a regime vegetariano, em virtude de se restabelecer o equilíbrio acidobásico.”
(Galdino Nunes Vieira, ex-diretor do Hospital Silvestre (RJ) e do Hospital e Casa de Saúde Liberdade (SP); ex-catedrático de Química Orgânica e Biológica da Universidade do Rio Grande do Sul, e de Química Fisiológica da Escola de Medicina do Rio Grande do Sul; ‘O Verdadeiro Papel da Carne na Alimentação’; Vida E Saúde; Casa Publicadora Brasileira; Ano 16; agosto de 1964; p. 11)
“O gado ao ser abatido… libera na corrente sangüínea uma grande quantidade de adrenalina em razão do medo e da situação de perigo em que se encontra. Essa adrenalina, uma vez no corpo humano, transforma-se em endrenocromo e posteriormente em adrenolutina, que são substâncias capazes de causar numerosos distúrbios nervosos, como: irritação, nervosismo sem causa aparente, depressão, angústia, insônia, medo, etc., os mesmos sintomas causados pelo “stress” da vida moderna; (de acordo com estudos feitos por Hoffner, Fein, Osmond, Cheekley, Morse, etc.).”
(Marcio Bontempo, médico clínico geral, homeopata, especialista em saúde pública, membro da Associação Brasileira de Nutrologia, presidente da Federação Brasileira de Medicina Tradicional; ‘Alimentação Macrobiótica’; Editora Ground; 6ª edição; 1989; p. 38, 39)
“Outros alegam não poder passar sem carne porque se sentem enfraquecidos. Essas pessoas não se dão conta de que os seus organismos, habituados ao estímulo produzido pelas toxinas da carne (pois estas agem como estimulantes), sentem um estado nervoso que lhes dá a impressão de fraqueza, quando privados desses estimulantes. Essa sensação é aliás comum a todas as pessoas habituadas ao uso de estimulantes: café, álcool, etc. O uso dos extratos de carne nas convalescenças (uso condenado pela moderna medicina, por ter sido verificado que se trata de uma ilusão o seu efeito pretensamente fortificante), vem confirmar o que dizemos.”
(Dieno Castanho, doutor em Filosofia Natural pelo College of Drugless Healing, de Los Angeles, Estados Unidos, e membro do Conselho de Pesquisas da Emerson University, na mesma cidade; ‘Alimentação Naturista – Saúde e Longevidade’; Editora Alvorada; 6ª edição; 1983; p. 28)
“A carne é um alimento pobre e tóxico. [...] Os animais carnívoros comem a carne com sangue, ossos, aponevroses e crua, que, assim, é um elemento completo e adequado aos seus órgãos digestivos. O homem come a carne depois de retirar o sangue, onde está a maior parte dos princípios nutritivos, e os ossos onde se encontram os minerais; cálcio, ferro, fósforo, potássio, iodo, etc., em maiores quantidades e depois pelo cozimento, aniquila a vida dos elementos, como certas vitaminas, etc. Por isso, a carne como o homem consegue comê-la, além de tóxica e imprópria para ser digerida pelo seu aparelho digestivo, é um péssimo alimento.”
(Dieno Castanho, doutor em Filosofia Natural pelo College of Drugless Healing, de Los Angeles, Estados Unidos, e membro do Conselho de Pesquisas da Emerson University, na mesma cidade; ‘Alimentação Naturista – Saúde e Longevidade’; Editora Alvorada; 6ª edição; 1983; p. 123)
LIVROS
LIVROS
COMER ANIMAIS
(Jonathan Safran Foer, Ed. Rocco, 2010)
Neste livro, o autor propõe um debate ético sobre o consumo alimentar dos animais. Ele defende o vegetarianismo e o onivorismo com o objetivo de trazer benefícios para o meio ambiente. O escritor também advoga um retorno aos métodos de criação, menos traumatizantes para os bichos.
VIREI VEGETARIANO. E AGORA?
(Dr. Eric Slywitch, Editora Alaúde, 2010)
Milhões de pessoas em todo o mundo vêm adotando o vegetarianismo em busca de uma maneira mais saudável não apenas de se alimentar, mas também de se relacionar com o meio ambiente e com os animais – e este livro foi escrito para aqueles que pretendem se tornar vegetarianos, são vegetarianos ou têm algum parente ou amigo vegetariano. Escrito por um médico especializado em nutrologia e dietas vegetarianas, o livro responde as dúvidas mais comuns e traz soluções práticas para os obstáculos e as saias justas do dia a dia.
CONFESSO QUE COMI
(Samira Menezes, Editora Europa, 2015).
Abrangente, informativo e gostoso de ler, com dicas práticas, relatos pessoais e informações pontuais sobre nutrição vegetariana, a autora reflete sobre a importância da compaixão pelos bichos e da promoção de uma cultura de paz, que, na opinião dela, também é construída por meio das escolhas alimentares.
O DILEMA DO VEGANO
(Roberto Juliano, Editora Tapioca, 2012)
'O Dilema do Vegano, crônicas, viagens e receitas', é um livro divertido. Nesta rica obra, você vai encontrar histórias da vida de um vegano, algumas tristes e muitas outras que vão fazer você sorrir; experiências e muitas informações para quem está em transição para o veganismo; e receitas nutritivas, extremamente deliciosas e simples de preparar, que irão mudar completamente sua rotina na cozinha.
A POLÍTICA SEXUAL DA CARNE
(Cristina Cupertino, Editora Alaude, 2012)
Este livro traz o texto de uma das referências teóricas para a compreensão e o estudo das influências de uma sociedade patriarcal nos hábitos alimentares e na relação de seus membros com as mulheres e os animais. A tese defende que a matança de animais e a violência contra a mulher estão intrinsecamente ligadas.
GALACTOLATRIA
(Sonia T. Felipe, Editora Ecoânima, 2012)
Galactolatria: mau deleite, é um texto voltado à questão da extração do leite bovino e seus desdobramentos nocivos à vida e ao bem próprio das vacas, à saúde ambiental e humana
FILMES
A CARNE É FRACA
Documentário produzido pelo Instituto Nina Rosa sobre os impactos que o ato de comer carne representa para a saúde humana, para osa nimais e para o meio-ambiente.
Link para filme completo:
TERRÁQUEOS
Earthlings (Terráqueos) é um documentário sobre a absoluta dependência da humanidade em relação aos animais (para companhia, comida, roupa, entretenimento, e pesquisa científica) mas também demonstra nosso completo desrespeito por estes chamados "provedores não-humanos."
Link para o filme completo:
http://www.terraqueos.org/
COWSPIRACY
Esse documentário tem sido muito elogiado por grandes diretores ligados à causa animal. O filme é fruto de um ano de trabalho do cineasta Kip Andersen, que ficou intrigado com o fato de grandes ONGs ambientalistas ignorarem a causa número um da destruição do planeta.
Link para o filme completo: